A Empresa
Baía do Tejo
Identificação da Sociedade
ARCO RIBEIRINHO SUL, S.A.
Capital Social de € 147.944.705,00
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Barreiro sob o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva 502 288 698.

CAE 68 200

Sede: Largo Alexandre Herculano - CP 5001 2831-904 Barreiro
Telefone: +351 212 067 600
Fax: +351 212 073 933
Email: geral@baiadotejo.pt
Site: www.baiadotejo.pt
Missão, Objetivos e Políticas da empresa
A Arco Ribeirinho Sul, S.A., (anteriormente, Baía do Tejo, S.A.), é uma empresa do sector empresarial do Estado, que resultou da fusão por incorporação na Quimiparque (Barreiro) da SNEGES e da Urbindústria (Seixal), em finais de 2009, e que passou a ter como missão valorizar e desenvolver os seus territórios, promovendo a sua requalificação urbana e ambiental em simultâneo com a atividade de gestão de Parques Empresariais localizados nos concelhos do Barreiro, de Seixal e de Estarreja.

Com o relançamento do projeto ARS, publicado pela Resolução de Conselho de Ministros nº41/2023 (adiante RCM), o papel da Arco Ribeirinho Sul será predominante nos próximos anos a nível da economia regional e nacional, face ao desenvolvimento projetado pelo governo para os territórios que integram o designado “arco ribeirinho sul”, e ao anunciado reposicionamento da empresa, para, em parceria com o seu novo acionista, Estamo, Participações Imobiliárias, S.A. , e em estreita articulação com os municípios respetivos, promover uma estratégia de gestão integrada para a requalificação urbanística e ambiental dos terrenos públicos situados na margem sul do Tejo, particularmente os integrados nos concelhos de Almada, Barreiro e Seixal.

A empresa prossegue a sua atividade tendo como referência os mais altos padrões éticos, respeitando os valores e princípios do rigor, da segurança e da transparência inerentes à natureza da sociedade enquanto empresa de capitais públicos, em estrita observância do regime jurídico do sector empresarial do Estado.

A Arco Ribeirinho Sul, S.A., prossegue a concretização, inovação e criação de valor, com rigor e avaliação de desempenho para, na matriz de competências da empresa, se destacar a eficiência e as parcerias que contribuam definitivamente para a economia de recursos e investimentos reprodutivos na requalificação territorial e ambiental, que promovam a valorização dos seus ativos.
Órgãos Sociais
A Administração, eleita para o triénio 2021-2023, é composta pelos seguintes elementos:

• Ana Rita Aleman Ferreira Serrano – Vogal Executiva
• Luís Pedro Gonçalves Catarino – Presidente
• Sérgio Paulo Barradas Saraiva – Vogal Executivo

O modelo de governo adotado pela Baía do Tejo, S.A. é composto por Conselho de Administração, Fiscal Único, constituído por uma sociedade ROC, e Assembleia Geral.

De acordo com os estatutos da empresa, os órgãos sociais são a Assembleia-Geral, o Conselho de Administração e o Fiscal Único. Na sequência do decreto-lei 133/2013 de 3 de Outubro a Empresa conta ainda com um Auditor Externo.


Estrutura Organizacional