A Empresa
Baía do Tejo
Identificação da Sociedade
BAÍA DO TEJO, S.A.
Capital Social de € 144.453.505,00
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Barreiro sob o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva 502 288 698.

CAE 68 200

Sede: Largo Alexandre Herculano - CP 5001 2831-904 Barreiro
Telefone: +351 212 067 600
Fax: +351 212 073 933
Email: geral@baiadotejo.pt
Site: www.baiadotejo.pt
Missão, Objetivos e Políticas da empresa
A Baía do Tejo, enquanto empresa resultante da fusão por incorporação na Quimiparque (Barreiro) da SNESGES e da Urbindústria (Seixal) ocorrida em finais de 2009, tem como missão promover a requalificação ambiental e urbanística desses territórios, os quais têm potencialidades assinaláveis para o seu desenvolvimento e valorização, embora com problemas de significativa dimensão, decorrentes das múltiplas atividades industriais desenvolvidas nos mesmos ao longo de décadas, e que legaram aos territórios um enorme passivo ambiental, ainda por resolver.
A Baía do Tejo incorporará também os ativos antes detidos pelo Fundo Margueira Capital (antigas instalações da Lisnave em Almada), que foram objeto de contrato-promessa de compra e venda celebrado em 30/12/2010, processo este que que ainda se encontra em curso, prevendo-se a sua conclusão para breve.

Pelas competências atribuídas e definidas pelo DL 57/2012, a Baía do Tejo encontra-se em articulação com os municípios envolvidos – Almada, Barreiro e Seixal - a prosseguir os objetivos estratégicos do Projeto Arco Ribeirinho Sul, no que concerne aos territórios por si geridos e localizados nos referidos concelhos.

Este desenvolvimento e valorização são prosseguidos em simultâneo com a manutenção da atividade de gestão dos parques empresariais existentes nos vários territórios e sempre com o objetivo de assegurar a respetiva sustentabilidade financeira da empresa, bem como cumprir com o desígnio da Igualdade do Género e Igualdade de Oportunidades.

A atividade de gestão de parques empresariais, ao mesmo tempo que tem gerado os meios necessários para o normal funcionamento da empresa, permite manter uma razoável atividade económica nos mesmos, tanto mais que estes territórios albergaram no passado grandes complexos industriais, que, por desativação quase total na generalidade das situações, deram origem a graves problemas estruturais e de descontinuidade territorial nas regiões onde se inserem e que importa resolver, requalificando na vertentes ambiental e urbanística.
Órgãos Sociais
A Administração, eleita para o triénio 2015-2017, é composta pelos seguintes elementos:

• Jacinto Guilherme Ramos Dias Pereira – Presidente
• Sérgio Paulo Barradas Saraiva – Vogal Executivo

O modelo de governo adotado pela Baía do Tejo, S.A. é composto por Conselho de Administração, Fiscal Único, constituído por uma sociedade ROC, e Assembleia Geral.

De acordo com os estatutos da empresa, os órgãos sociais são a Assembleia-Geral, o Conselho de Administração e o Fiscal Único. Na sequência do decreto-lei 133/2013 de 3 de Outubro a Empresa conta ainda com um Auditor Externo.


Estrutura Organizacional